logo RCN

Crimes eleitorais

Convém a quem está no poder, não ouvir críticas ou reclamações. Quem não faz isso, são os leitores preferidos dos maus governantes

 

 

Quando se aproximam as eleições, são inevitáveis discussões sobre a ética de quem está deixando e de quem assumirá o poder. No caso de Canoinhas e municípios próximos, essa realidade não é diferente. Parece que motivos para dúvidas sempre têm. Será que o povo é muito crítico? É a imprensa que gosta de espalhar insinuações? Vai ser sempre assim, isso não muda? Isso é o que sempre ouvimos, mesmo porque ninguém nunca consegue provar nada. Já falamos a respeito das CPIs natimortas, há algumas edições, e não se pretende repetir o texto, apenas reforçar uma idéia que parece tão evidente. Parece que não temos algo fundamental para que essas três perguntas expostas acima deixem de ser a tônica do discurso de prefeitos e vereadores dados a espertinhos - falta consciência política.

Soa politiqueiro? Para os que acham que sim, cabe a pergunta: Você se interessa pelo dinheiro que gasta com impostos? Se sua resposta for sim, saibam que são indissociáveis as duas situações. Prefeitos e vereadores são pagos com o seu dinheiro. Sendo assim, deveriam existir pessoas mais interessadas em fiscalizar órgãos públicos do que o cidadão pagador de impostos? Eis um ciclo do qual, caso você se excluir, estará perdendo a chance de cobrar pelo serviço que contratou, ou seja, você paga impostos, você quer ver o retorno desse dinheiro. A única forma desse dinheiro retornar para você, é ele sendo investido para você, em nível macro, investido em função da comunidade que prefeitos e vereadores representam. Aqueles em que você votou na última eleição, são seus empregados. Você, cidadão canoinhense, tresbarrense, belavistense, mafrense e demais cidades, devem cobrar seus empregados. Já ouviram falar daquela história de que patrão que não cobra de seus empregados, se convida à falência. Então, quando reclamamos de nossas cidades, estamos, na verdade, demonstrando nossa ingerência, que se iniciou no momento do voto e que se continuar assim, terá um fim trágico como em qualquer empresa que não seja bem administrada. Convém a quem está no poder, não ouvir críticas ou reclamações. Quem não faz isso, são os leitores preferidos dos maus governantes. Por isso, não seja o preferido desse tipo de governante. Cobre, critique, fiscalize. Essa é o tipo mais limpo de política que se pode praticar. Política não é suja, sujos são alguns políticos. Diferencia-los, cabe a nós.

 

Anterior

Reduzir o quê?

Próximo

Futebol e lágrimas

Deixe seu comentário